quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cirurgia que muda a cor dos olhos

Cirurgia a laser que faz os olhos castanhos ficarem azuis


 Uma cirurgia que dura 20 segundos, mas para obter esse resultado é feito um corte nos olhos e, por meio dele, é inserida uma lente colorida sobre a íris, e o próprio organismo termina o processo, mas os olhos não ficam azuis na hora,na primeira semana ficam mais escuros e só depois de um mês é que a mudança completa ocorre, quando faz esta cirurgia não tem como voltar atrás. Muita gente já se animou com a ideia, afinal, seria o fim das lentes de contato coloridas. Mas, segundo a maioria dos oftalmologistas brasileiros, essa técnica ainda não é totalmente segura e pode causar sérios danos à saúde ocular o paciente.

Segundo Virgilio Centurion, oftalmologista e diretor do IMO (Instituto de Moléstias Oculares), essa cirurgia pode acarretar problemas sérios e irreversíveis. "Os riscos de glaucoma, inflamações no olho e descompensação da córnea são enormes, além da cegueira que também não pode ser descartada", afirma.
Mas se essa cirurgia é mesmo tão comprometedora, por que é realizada? Virgilio explica que no Panamá as leis são mais permissivas que no restante do mundo. "Lá, por exemplo, não é exigido que se façam pesquisas experimentais, nem mesmo testes em humanos antes que um procedimento médico seja oferecido à população", explica. Dessa forma, o médico não tem encontrado dificuldades de desenvolver seu procedimento no país.
Virgilio ainda explica que esta cirurgia não pode ser associada a outros procedimentos oftalmológicos, como a cirurgia de catarata, em que uma lente é implantada no olho e substitui o cristalino. "Este é um procedimento seguro. Para ser realizado, foram feitos testes por oftalmologistas em todo o mundo", explica.
No Brasil, a cirurgia que muda a cor dos olhos é considerada experimental e não recebeu a aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 A seguir imagens de pessoas que fizeram esta cirurgia antes e depois:






















Então, você faria ou não??

Nenhum comentário:

Postar um comentário